Outubro Rosa: Sua voz tem força

Sim, outubro chegou!

O décimo mês do ano tem grande importância no calendário médico e social devido a campanha Outubro Rosa que coloca em foco mundial a importância de fazer a prevenção do câncer de mama.

Diversas ações são realizadas neste período a fim de informar e conscientizar mulheres sobre as formas de diagnóstico precoce e prevenção da doença.

Ano após ano, o número de pessoas, empresas e entidades adeptos a causa veem aumentando e ganhando cada vez mais força. Isso ajuda a salvar a vida de milhares de mulheres! Mas…como o Outubro Rosa começou?

A Campanha teve início nos Estados Unidos, no ano de 1990, quando foi realizada em Nova Ioque a “Corrida contra a Cura” com a finalidade de arrecadar fundos para uma pesquisa da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Nos anos seguintes, poucos estados americanos aderiram à campanha – e de maneira isolada sobre o tema. Por fim, tempos depois, a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano e outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês de prevenção contra a doença.

Outubro Rosa no Brasil

Por aqui, o movimento começou somente em 2002 com uma primeira ação realizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Outra curiosidade é que a cor da Campanha vem dos enfeites em forma de laços rosas que eram colocados nos locais de apoio e que hoje tornou-se o símbolo do movimento. Durante todo o mês de outubro, é possível identificar prédios e pontos turísticos iluminados na cor rosa como referência de apoio a causa. Legal, né?

CURA e a Campanha “Sua voz tem força” Afim de fomentar e dar ainda mais destaque o movimento, o CURA lançou este ano uma campanha com depoimentos reais de mulheres diagnosticadas com a doença. Nomeada de Outubro Rosa: sua voz tem força, o projeto dá foco para pacientes e ex pacientes do Câncer de Mama com o propósito de espalhar informações valiosas sobre prevenção e diagnóstico precoce, além de humanizar os casos e colocá-los ainda mais em pauta. Durante todo o mês, divulgaremos em nossos canais as histórias dessas incríveis mulheres.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. A boa notícia é que o Outubro Rosa desmitifica e ajuda no combate à doença. Dados apontam que a taxa de mortalidade da doença caiu mais de 40%, e o diagnóstico precoce foi essencial para isso. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é primordial. Quando detectado em fases iniciais as chances de cura são grandes.

Prevenção

Alguns cuidados podem ajudar na sua prevenção, já que a doença apresenta alguns fatores de risco. Por isso, adote hábitos saudáveis, como:

· Alimente-se de forma saudável e evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

· Movimente seu corpo: inclua atividades físicas em sua rotina

· Consulte seu médico regularmente · Faça exames de check up no CURA

Exames de diagnóstico

O diagnóstico da doença é realizado por meio do autoexame e exames de imagem como o ultrassom, mamografia e biópsia.

Após os 40 anos ou ao entrar na menopausa, a mamografia deve ser realizada anualmente.

É também o que reforça a Cida, de 71 anos, durante seu depoimento para a “Sua voz tem força” – campanha do CURA que citamos no início da matéria.

“Mulheres, se cuidem mas não só na terceira idade. Faça seus exames regularmente, não deixe para o ano que vem. A doença tem tratamento e tem cura. Hoje estou ótima, ótima mesmo. Super bem.” – conclui.

Autoexame: como realizar?

Além dos exames de imagem é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal. Pode ser no banho, durante a troca de roupa ou em outro momento da rotina. É simples:

1º Coloque uma das mãos atrás da cabeça.

2º Use os dedos da outra mão para tocar a mama.

3º Realize movimentos circulares iniciando no mamilo e estendendo-se até a axila.

Vale ressaltar aqui que o autoexame não substitui a visita ao médico.

Em tempo: O auto exame se faz necessário pois permite que a mulher identifique prematuramente, alterações presentes nas mamas, seja de tamanho ou a aparição de pequenos nódulos.

CURA Mulher

Dentro do CURA Mulher há uma área exclusiva para procedimentos e estudo da mama, oferecendo o que há de mais sofisticado em análise e diagnóstico. Dentre os exames oferecidos, destaca-se a mamografia digital, que permite que imagens sejam esboçadas e manipuladas em projetores de alta resolução.

Com o avanço da ciência e medicina diagnóstica nos últimos anos, os exames tem ficado cada vez mais precisos e auxiliam de forma expressiva as tomadas de decisões para tratamentos e para a cura da doença.

Além disso, contar com uma rede de apoio e mensagens de esperança durante o recebimento do diagnóstico e enfrentamento da doença fazem toda a diferença.

É o que reforça um outro depoimento colhido durante a Campanha Sua voz tem força desta vez da Luciana, de 33 anos: “Foi um período difícil mas hoje estou recuperada, feliz, faço acompanhamento a cada 6 meses e a mensagem que gostaria de passar para todas as mulheres é: Se valorize, se cuide e se ame”. pontua. “O mês de outubro e a Campanha são super importantes. Façam seus exames preventivos.”

Para agendar seus exames, clique aqui.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *