Tenda Literária Virtual

Projeto cultural em formato virtual incentiva a leitura e a formação de novos leitores.

Entre os dias 19 e 23 de abril, sempre às 15 horas, o público terá acesso ao festival Tenda Literária Virtual. O projeto, que já foi realizado em praças e ruas das cidades de Antônio Dias, Santana do Paraiso, Açucena e Peçanha, esse ano acontecerá em formato digital. A proposta é promover a literatura e o acesso à leitura de forma interativa e criativa. Assim como nas edições presenciais, a programação será totalmente gratuita e contará com espetáculos teatrais, ações de incentivo à leitura, contação de histórias, minuto da libras, conversa com o escritor, brincadeiras e muita música com canções inéditas autorais e cantigas de domínio popular. Todo evento será exibido no canal da Criativo Produções no YouTube e poderá ser acessado de forma gratuita mesmo após o encerramento do projeto.

O festival Tenda Literária Virtual é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais, viabilizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Edital 16/2020 – Edital de seleção de propostas de mostras e festivais artísticos e culturais

O produtor cultural do projeto, Bruno Minafra, da empresa Criativo Produções, proponente do projeto, destaca que promover o acesso à cultura e a leitura através de festivais literários, permite que pessoas de qualquer idade conheçam a nossa rica literatura e agucem o desejo de ler. O gestor informa que trabalhar nesta edição que acontecerá em plataforma online está sendo uma experiência diferente, mas surpreendente, e pretende alcançar um público grande e bastante diversificado.
Algumas escolas se envolveram com a programação do festival enviando vídeos dos seus alunos fazendo a leitura de contos clássicos, poemas e textos de domínio público, e os cinco vídeos mais curtidos na nossa página do Instagram – @criativo_producoes, serão premiados com um kit de livros selecionados pela produção.
A Diretora geral do projeto Talyne Godoy, relata que a iniciativa dos professores e dos pais para a participação das crianças no universo da leitura foi essencial para o sucesso do projeto, pois a partir deste incentivo conseguimos enriquecer a aprendizagem e evidenciar o valor do desenvolvimento intelectual.
“Buscamos aproximar as crianças deste universo tão rico e encantador. A promoção de eventos literários, seja presenciais ou virtuais, faz com que as crianças se sintam familiarizadas com a leitura e a partir de experiencias assim, esperamos que a leitura venha ser um hábito em sua vida desde a infância.”, afirma Talyne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *