Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino

O projeto  Encontro Marcado com Fernando Sabino – MG iniciou suas atividades em 2018 nas cidades de Cantagalo e Peçanha no inicio de março (segue informativo).No próximo dia 13 iniciaremos as atividades em Antonio Dias(segue o convite) .  Patrocinado pela CENIBRA e realizado pelo Instituto Ondular em parceria com o Instituto Fernando Sabino, através Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto levará às escolas municipais e privadas atividades sócio educativas e culturais. O projeto começa com a realização de oficinas, onde os alunos desenvolvem diversas atividades culturais inspiradas e adaptadas da obra do renomado escritor mineiro e termina com uma exposição gratuita e aberta ao público em geral, sobre a vida e obra do autor.

O Projeto foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais.

Em 10 anos de atividade o projeto já esteve presente em torno de 60 municípios, envolvendo cerca de 700 mil alunos. Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores.

Logo após esta fase é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino,       onde se juntam os trabalhos e as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de     aula.

Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes – pedagogos, alunos e suas famílias – e mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura, promovendo a interação em grupo, identificando vocações e reforçando a auto estima das crianças. Os alunos terão acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas , longas metragem e documentários dirigidos pelo escritor.

O projeto doará para as cidades coleções de livros e filmes, para instituições públicas e distribuirá um exemplar de revista, com obra do escritor, para todo o aluno participante.

Apos Antonio Dias o projeto seguirá para São Gonçalo do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas e Catas Altas.